Acido urico.png

4 Principais alimentos que geram vitalidade, energia e aumentam a disposição:

 


O exame de ácido úrico avalia as quantidades dessa substância no sangue. O ácido úrico é um subproduto das purinas, compostos encontrados nas células do corpo, incluindo o DNA. Quando as células envelhecem e morrem, elas se quebram, liberando purinas para o sangue. Em menor grau, as purinas podem vir a partir da digestão de certos alimentos, como fígado, anchova, feijão e ervilha, ou da ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja. 

O ácido úrico é removido do corpo através dos rins e é excretado principalmente na urina, sendo que uma parte também é eliminada nas fezes. Se o corpo está produzindo grandes quantidades de ácido úrico ou ele não está sendo corretamente excretado, ocorre a chamada hiperuricemia. Altos níveis de ácido úrico no sangue podem causar gota ou se depositar nos rins, causando a formação de cálculos ou insuficiência renal. 

A dosagem de ácido úrico no sangue pode ser feita para:

- Diagnosticar gota

- Checar se o cálculo renal está ocorrendo devido ao acúmulo de ácido úrico

- Acompanhar pacientes que estão fazendo quimioterapia ou radioterapia. Esses tratamentos destroem as células cancerígenas, que podem liberar purinas e ácido úrico no sangue.

 
 


Para o exame de ácido úrico é necessário um jejum mínimo de três horas antes da coleta de sangue. 
 

 

 

 

 

Acesse: Mais dicas de Saúde